Testes físicos e fisiológicos em jogadores podem ser feitos a partir de segunda-feira

O Governo do Estado de São Paulo liberou o retorno dos treinos a partir do dia 1º de julho. Enquanto isso, o São Paulo já começou na última quinta-feira (18) a testagem de seus jogadores e membros da comissão técnica.

A Federação Paulista de Futebol entrou com um pedido para que os testes físicos e fisiológicos fossem antecipados, tendo início na próxima segunda-feira (22) e sendo realizados até o dia 30, visto que no dia 1º já está programado o retorno dos treinamentos, quando os clubes terão que seguir um procolo aprovado pelo Comitê de Saúde do Centro de Contingência.

O pedido foi aceito, então a Federação divulgou uma nota sobre o assunto, confira abaixo:

“A Federação Paulista de Futebol informa que realizou nesta quinta-feira ajustes no Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos do Campeonato Paulista – Série A1 e, no mesmo dia, encaminhou ao Governo do Estado de São Paulo um novo documento.

O protocolo complementar enviado trata da necessidade do processo de readaptação física dos profissionais para que a retomada dos treinamentos, em 1º de julho, seja segura, uma vez que, devido à pandemia, os atletas foram obrigados a paralisar suas atividades por mais de 90 dias, um inédito e danoso período, especialmente para quem depende de sua condição física para exercer seu trabalho.

Assim, a FPF e os clubes receberam com grande satisfação o anúncio do Governo do Estado de São Paulo de que os times poderão se preparar, entre 22 e 30 de junho, de maneira adequada, realizando testes clínicos, físicos e fisiológicos, de forma individualizada.

Como previsto no protocolo, antes do início da readaptação, todos os profissionais deverão ser submetidos a testes de COVID-19. Todos os ambientes serão devidamente preparados e higienizados, com obrigatório uso de EPI’s, conforme determinado pelo Centro de Contingência do Governo de São Paulo.

Mesmo com o retorno dos treinos ainda não há uma data para a retomada das competições. No entanto, segundo o Secretário Estadual de Esportes de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira, o Campeonato Paulista pode ter o seu retorno no final de julho ou começo de agosto.

Ou seja, nessa perspectiva os jogadores teriam praticamente um mês para retomarem o ritmo e voltarem a jogar.

A última partida do São Paulo foi há mais de três meses no clássico contra o Santos, no Morumbi, na vitória por 2×1, no dia 14 de março.

Fonte: GloboEsporte
Foto: Rummens

Comente com sua conta do Facebook: