Caminho do Tri-Hexa: O primeiro triunfo com goleada

No estádio do Morumbi, o São Paulo recebeu o Atlético-MG tarde de 07 de junho (sábado), válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2008. O Tricolor buscava o primeiro êxito no torneio, já que em quatro rodadas disputadas, obeteve 3 empates e 1 derrota.

O jogo

O técnico Muricy Ramalho manteve o esquema tático (3-5-2) da última partida diante do Santos. Além disso, realizou duas alterações nos onze titulares: com a volta de Hernanes, o treinador deslocou Joílson para o seu lado e promoveu a entrada de Jancarlos na ala direita. Sendo assim, os dois meias ficaram mais soltos, com o intuito de ajudar na armação das jogadas ofensivas. Por outro lado, o técnico Alexandre Gallo montou o Atlético-MG postado atrás e com o objetivo de jogar através da armação do meia Petkovic e a velocidade do jovem atacante Renan Oliveira e assim explorar os erros do São Paulo.

Primeiro Tempo com Tricolor arrasador

Pressionado pelo resultado positivo, o São Paulo foi em busca da vitória e sufocou o visitante desde o minuto inicial. Aos 8 minutos, o anfitrião abriu o placar. Pela esquerda, Jorge Wagner tocou para Hernanes e o meia com domínio, livrou-se da marcação e chutou com força no ângulo, sem tempo de reação ao goleiro Juninho. Logo em seguida, aos 12 minutos, Borges ajeitou para Joílson que finalizou no canto esquerdo, marcando o segundo tento; e, aos 15 minutos, após linda troca de passe no ataque, André Dias fez a ultrapassagem e recebeu mais uma assistência de Borges, o zagueiro ficou livre na frente do arqueiro mineiro e encobriu com categoria para anotar o terceiro.

Depois de tomar três gols em quinze minutos, o técnico Gallo realizou duas mudanças no Atlético-MG para equilibrar as ações no jogo e fechar os espaços.

Mesmo assim, o setor de ataque do tricolor movimentou-se bastante e confundiu a marcação adversária, ainda assim, o esquadrão de Muricy Ramalho teve a chance de marcar mais um gol, com Aloísio. O camisa 14 recebeu na grande área e arrematou de primeira, mas a bola passou perto da trave adversária.

Ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos, a arquibancada tricolor comemorou mais um gol. Após bom cruzamento de Jancarlos pela direita, Hugo subiu livre entre a zaga e testou para marcar o quarto gol do Clube da Fé.

Na temporada 2008, foram os melhores 45 minutos jogados da equipe. Final do primeiro tempo, com ótima vantagem pelo placar de 4 a 0 para o São Paulo. Com detalhe, quatro assistências nos gols marcados (Borges (2x), Jorge Wagner e Jancarlos).

Segundo Tempo

Na etapa complementar, o Atlético-MG ao contrário da primeira; e, com o prejuízo no placar, foi para cima. Já o São Paulo com a vantagem, ficou atrás e administrou o resultado. Apesar do domínio são-paulino na parte inicial do duelo, a partida teve muitos erros de passe (39 do São Paulo contra 36 do Galo).

Aos 25 minutos, o visitante marcou o seu gol de honra: em falta cobrada perto da área, Renan Oliveira finaliza e a bola bate na barreira, o lateral Coelho aproveita o rebote e chuta forte, a pelota desvia no defensor e engana Rogério Ceni, diminuindo o marcador.

Apesar da queda de ritmo no segundo tempo, o Tricolor definiu a goleada aos 39 minutos, novamente com o meia Hugo. O camisa 18, pegou a sobra de bola na intermediária esquerda, aplicou um belo drible no zagueiro e chutou cruzado para marcar o seu segundo gol e o quinto do clube paulista.

Neste confronto, vale destacar a eficiência do Tricolor, principalmente nas finalizações: 10 contra 9 dos Mineiros, sendo que 50% destas foram convertidas em gol.

Com o placar final de 5 a 1 sobre o Atlético-MG, o Tricolor chegou aos 6 pontos ganhos e subiu para a 7ª colocado na tabela de classificação.

Você lembra deles?

Joílson chegou ao São Paulo no início de 2008, após destacar-se no ano anterior pelo Botafogo-RJ. Na campanha do Campeonato Brasileiro de 2008, pela sua versatilidade, foi utilizado com frequência por Muricy Ramalho, tanto pela ala direita como no meio-campo. Porém, sua passagem pelo Tricolor foi irregular. Alternou presença entre a titularidade e a reserva. Transferiu-se para o Grêmio em maio de 2009.

Nesta partida, o treinador Alexandre Gallo estava no comando técnico do Atlético-MG. Como atleta, defendeu a camisa do São Paulo em 1997/1998.  Durante a passagem, pela sua experiência e liderança, atuou por algumas vezes como capitão da equipe. Estava no plantel do tricolor que conquistou o Campeonato Paulista de 1998.

Ficha Técnica

São Paulo 5 x 1 Atlético/MG – 5º Rodada

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Miranda; Jancarlos, Joilson, Hernanes, Hugo (Júnior, aos 42min do 2º tempo) e Jorge Wagner; Borges e Aloísio (Éder Luis, aos 26min do 2º tempo).
Técnico: Muricy Ramalho

ATLÉTICO-MG
Juninho; Leandro Almeida, Welton (Serginho, aos 24min do 1º tempo) e Vinícius; Coelho, Rafael Miranda, Renan, Petkovic e Thiago Feltri (Beto, aos 24min do 1º tempo); Almir (Gedeon, aos 10min do 2º tempo) e Renan Oliveira.
Técnico: Alexandre Gallo

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 07/06/2008, Sábado
Horário: 18h:20
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Público: 7.609 pagantes
Renda: R$ 139.950,00
Cartões amarelos: Alex Silva (43min/1º), Miranda (9min/2º), Welton (17min/1º), Petkovic (14min/2º Tempo)
Gols: Hernanes, aos 8min, Joilson, aos 12min, André Dias, aos 15min e Hugo, aos 38min do primeiro tempo. Coelho, aos 25min e Hugo, aos 39min do segundo tempo

Melhores Momentos

Confira os jogos anteriores

1ª Rodada – São Paulo 0 x 1 Grêmio
2ª Rodada – Athletico 1 x 1 São Paulo
3ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Coritiba
4ª Rodada – Santos 0 x 0 São Paulo


Alan Ribeiro Gomes. Tenho 27 anos, formado em Jornalismo e atualmente faço graduação em Educação Física. A torcida pelo São Paulo Futebol Clube iniciou através de meu pai desde criança. A partida decisiva da final do Campeonato Paulista de 1998 foi um dos grandes marcos em minha vida. Ao longo dos anos, a paixão pelo tricolor só aumentou, independente de vitórias ou derrotas. Acompanhar o Clube da Fé é algo que faz parte da minha vida.

Foto: GloboEsporte

Comente com sua conta do Facebook: