Caminho do Tri-Hexa: Placar igual em Florianópolis

Na quarta-feira de 30 de julho de 2008, aconteceu o duelo entre Figueirense e São Paulo, no estádio Orlando Scarpelli, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a boa vitória na última rodada, o tricolor visitou os catarinenses motivado em busca de seu segundo triunfo consecutivo. Pelo outro lado, o dono da casa, contava com o apoio de seus torcedores para se recuperar na competição e subir na tabela de classificação.

O jogo

O técnico Muricy Ramalho mandou a campo uma equipe com a mesma formação tática das partidas anteriores, implementou o 4-4-2. Com isso, o treinador só realizou uma alteração entre os titulares. O lateral-direito Eder Sciola entrou no lugar de Jean, sendo assim, Joílson foi deslocado para o meio-campo com o intuito de fechar um losango ao lado de Zé Luís e Richarlyson.

Gol no início e pressão do São Paulo

O início do primeiro tempo, teve um ritmo alucinante, já que as equipes procuravam o campo de ataque com agressividade. Tanto que, o dono da casa aproveitou a chance. Aos 7’ em contragolpe, Rafael Coelho foi lançado pela direita; e cruzou rasteiro. O atacante Tadeu antecipou ao zagueiro Aislan e finalizou de primeira direto as redes. Abrindo o placar! 

Logo em seguida, o São Paulo teve uma oportunidade clara. O lateral Joílson levantou na área, Wilson afastou, no rebote, Hugo arrematou. O arqueiro, novamente realiza a defesa e sobra para Dagoberto chutar. Em cima da linha, Anderson Luís evita um gol certo do camisa 25 e o empate do visitante.

Mas, o tricolor seguiu com a pressão. Aos 26, em mais uma disputa na bola alta, Hugo aplica uma linda bicicleta e Wilson espalma, a gorducha sobra para Aloísio que pega mal, mesmo assim, ela encobre o goleiro e vai em direção a meta. Só que de novo Anderson Luís, evita o gol são-paulino.

No controle do jogo, o São Paulo criou suas principais chances. Aos 30’, o ala Jorge Wagner avançou pela esquerda e cruzou e, após o desvio, Aloísio ajeita de peito para Dagoberto que emenda um chute forte e novamente Wilson faz a defesa e evita o tento dos paulistas.

Final de primeiro tempo com o São Paulo bem melhor, mas, com Figueirense em vantagem pelo placar de 1 a 0.

Etapa complementar com golaço de Hugo

Mesmo com a volta do intervalo, o time catarinense, continuou recuado e o São Paulo seguiu o domínio da partida. Logo aos 7’, depois da levantada de Zé Luís na área, a defesa afasta direto para Dagoberto que acerta um lindo chute e desta vez, o travessão salvou o Figueirense. Sem acreditar, os jogadores tricolores põem as mãos à cabeça, sem acreditar em mais uma chance perdida.

Depois, em cobrança de falta pela direita de Jorge Wagner na área. A bola sobra limpa para André Dias, o zagueiro testou com o corpo desequilibrado e joga para fora do gol.

Em termos de estatísticas, o Tricolor dominou as ações do duelo. Visto que, em finalizações, dobrou à vantagem entre 8 (FIG) e 18 (SPO). Além disso, desarmou mais que o anfitrião. Em números ficou entre 8 (FIG) contra 13 (SPO). Em contrapartida, pecou nos passes errados 21 (FIG) e 55 (SPO).

Mas, de tanto persistir, o Clube da Fé conseguiu igualar o placar. Aos 34’ Dagoberto tocou para Hugo. O camisa 18, livre de marcação no meio, arriscou um chute certeiro. A bola pegou um efeito em direção ao gol, desta vez, o goleiro Wilson não conseguiu pegar e, a dita cuja balançou a rede. Tento suado de um tricolor melhor no confronto.

Porém, o resultado persistiu até o apito final, com o empate por 1 a 1. O placar igual foi ruim para o São Paulo que chega a 27 pontos e cai uma posição. Ocupa agora a sexta colocação na tabela.   

Ficha técnica

Figueirense 1 x 1 São Paulo – 16ª Rodada

Figueirense
Wilson, Anderson Luiz, Bruno Aguiar, Bruno Perrone, Willian Matheus, Magal, Jackson, Marquinho, Cleiton Xavier (Leandro Carvalho), Rafael Coelho (Edu Salles) e Tadeu.
Técnico: P.C. Gusmão.

São Paulo
Rogério Ceni, Eder Sciola (Eder Luís) Aislan, André Dias, Jorge Wagner, Zé Luís, Richarlyson, Joílson, Hugo, Dagoberto e Aloísio.
Técnico: Muricy Ramalho

Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis, SC
Data: 30/07/2008 (Quarta-Feira)
Horário: 21h:45
Cartões: Marquinho (FIG), Magal (FIG), Wilson (FIG), André Dias (SPO), Zé Luís e Hugo (SPO)
Gols: Tadeu (FIG) aos 7 minutos do primeiro tempo/ Hugo (SPO) aos 34 do segundo tempo

Melhores Momentos

Confira os jogos anteriores

1ª Rodada – São Paulo 0 x 1 Grêmio
2ª Rodada – Athletico 1 x 1 São Paulo
3ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Coritiba
4ª Rodada – Santos 0 x 0 São Paulo
5ª Rodada – São Paulo 5 x 1 Atlético/MG
6ª Rodada – Flamengo 2 x 4 São Paulo
7ª Rodada – São Paulo 1 x 0 Sport
8ª Rodada – Cruzeiro 1 x 1 São Paulo
9ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Ipatinga
10ª Rodada – Náutico 2 x 1 São Paulo
11ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Palmeiras
12ª Rodada – Vitória 1 x 3 São Paulo
13ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Botafogo
14ª Rodada – Internacional 2 x 0 São Paulo
15ª Rodada – São Paulo 3 x 1 Portuguesa


Alan Ribeiro Gomes. Tenho 27 anos, formado em Jornalismo e atualmente faço graduação em Educação Física. A torcida pelo São Paulo Futebol Clube iniciou através de meu pai desde criança. A partida decisiva da final do Campeonato Paulista de 1998 foi um dos grandes marcos em minha vida. Ao longo dos anos, a paixão pelo tricolor só aumentou, independente de vitórias ou derrotas. Acompanhar o Clube da Fé é algo que faz parte da minha vida.

Foto: Flávio Neves / ClickRBS

Comente com sua conta do Facebook: