Em jogo válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2008. O São Paulo recebeu o Goiás no estádio do Morumbi. O Tricolor buscava a recuperação no torneio após o revés no jogo anterior no Maracanã. Para isso, conta com o fator casa para conquistar os três pontos e se manter na parte de cima da classificação.
O jogo
O técnico Muricy Ramalho implementou a mesma formação tática dos últimos jogos o 4-4-2. Mas com algumas alterações. Primeiro no meio-campo, para fazer dupla com Zé Luís. O comandante colocou Jean no time titular e, deslocou Joílson para a lateral direita. Segundo no ataque, o veloz Dagoberto retornou e fez dupla com André Lima.
Primeiro tempo equilibrado
No início de partida, a torcida tricolor já soltou o grito de gol. Em falta cobrada pelo lado direito de ataque por Jorge Wagner. O camisa 7, levantou na área e o volante Zé Luís testou direto para a rede e não deu tempo do goleiro Harley alcançar a bola.
O São Paulo abriu o placar e ganhou moral para o restante da partida. Tanto que, aos 10’ em tabela com André Lima na parte ofensiva, Dagoberto faz uma linda assistência de calcanhar para Hugo. O camisa 18, fica na frente do goleiro e chapou a bola, mesmo tirando a direção da gorducha, o goleiro visitante realizou uma grande defesa. Chance clara perdida!
O Goiás respondeu e, após jogada na área, Iarley dominou, cortou Rodrigo. O zagueiro são-paulino tocou nas pernas do atacante e derrubou o atleta. O árbitro Francisco de Assis de Almeida Filho assinalou pênalti. Aos 17’, o próprio Iarley bateu e converteu marcando o gol e empatando o duelo no Morumbi.
O confronto estava bem equilibrado com as duas equipes partindo para cima e criando oportunidades claras de gols. Porém, nos acréscimos em falta de longe, o zagueiro Rodrigo fez um belo gol. O camisa 44, acertou um chute com efeito. A bola foi direto e não deu chances ao goleiro esmeraldino que não interceptou a finalização e foi para o fundo de sua meta. Bonito gol!
Final do primeiro tempo com o São Paulo na frente do Goiás pelo placar de 2 a 1.
Mais uma vitória tricolor no Morumbi
Logo nos primeiros minutos, Hugo avançou pela intermediária e arrematou, o goleiro Harley fez a defesa; e no rebote Dagoberto soltou o chute. A dita cuja, bateu no travessão e entrou direto ao gol. A princípio o tento foi validado, mas, devido a reclamação da agremiação visitante, o assistente anulou. Alegando que depois do primeiro chute de Hugo, o atacante André Lima – impedido- ficou na frente do arqueiro e participou do lance. Desta vez, foi a vez dos são-paulinos reclamarem muito. Mesmo assim, o lance foi irregular.
Aos 11’, Dagoberto foi acionado pela direita de ataque e encarou a marcação. O futebolista avançou e cortou para esquerda finalizando bem. Mas, Harley novamente, fez a defesa; e evitou o terceiro gol tricolor.
A bola parada, foi determinante para a criação de jogadas. Já que em números de passes errados foi elevado com 51 (SPO) contra 55 (GOI). Porém, no duelo de finalização, o dono da casa foi superior com 14 (SPO) contra somente 4 (GOI). Além disso, teve a eficiência em desarmes com 20 (SPO) contra 16 (GOI). Com isso, o time de Muricy Ramalho segurou o resultado até o fim. E, conquistou a vitória em seu domínio.
Com o triunfo, o São Paulo chegou a 33 pontos na tabela e continua em quarto lugar na classificação.
Você lembra dele?
O volante Zé Luís que marcou o primeiro gol do São Paulo no jogo. Vestiu a camisa tricolor entre os anos de 2007 a 2009. Durante este período, foi muito importante nos esquemas de Muricy Ramalho. Apesar de ser volante de origem, foi um jogador polivalente. Com boa marcação e velocidade na chegada ao ataque, já atuou como zagueiro, lateral e até ala. Todas as funções cumprindo bem o seu papel tático. Como atleta do time, conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro de 2007 e 2008. Pelo Clube da Fé, realizou 93 jogos e marcou 2 gols. Atualmente com 41 anos, está aposentado.
Ficha Técnica
São Paulo 2 x 1 Goiás – 19º Rodada
São Paulo
Rogério Ceni, Joílson, Rodrigo, André Dias, Richarlyson, Zé Luís, Jean, Jorge Wagner, Hugo(Alex Cazumba), Dagoberto (Eder Luís) e André Lima (Aloísio).
Técnico: Muricy Ramalho.
Goiás
Harley, João Paulo (Tiago Feltri), Henrique, Rafael Marques, Júlio César (Rinaldo), Ramalho, Fernando (Fahel), Fábio Bahia, Romerito, Paulo Baier e Iarley.
Técnico: Hélio dos Anjos.
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo – SP
Data: 09 de agosto de 2008 (Sábado)
Horário: 18h:20
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Cartões Amarelos: Dagoberto (SPO), André Lima (SPO), Joílson (SPO), Alex Cazumba (SPO), Jean (SPO), Henrique (GOI), Ramalho (GOI), Rafael Marques (GOI) e Paulo Baier (GOI)
Gols: 1º Tempo: 2’ Zé Luís (SPO), 17’ Iarley (GOI) e 45’ Rodrigo (SPO).
Melhores Momentos
Confira os jogos anteriores
1ª Rodada – São Paulo 0 x 1 Grêmio
2ª Rodada – Athletico 1 x 1 São Paulo
3ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Coritiba
4ª Rodada – Santos 0 x 0 São Paulo
5ª Rodada – São Paulo 5 x 1 Atlético/MG
6ª Rodada – Flamengo 2 x 4 São Paulo
7ª Rodada – São Paulo 1 x 0 Sport
8ª Rodada – Cruzeiro 1 x 1 São Paulo
9ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Ipatinga
10ª Rodada – Náutico 2 x 1 São Paulo
11ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Palmeiras
12ª Rodada – Vitória 1 x 3 São Paulo
13ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Botafogo
14ª Rodada – Internacional 2 x 0 São Paulo
15ª Rodada – São Paulo 3 x 1 Portuguesa
16ª Rodada – Figueirense 1 x 1 São Paulo
17ª Rodada – São Paulo 4 x 0 Vasco
18ª Rodada – Fluminense 3 x 1 São Paulo
Alan Ribeiro Gomes. Tenho 27 anos, formado em Jornalismo e atualmente faço graduação em Educação Física. A torcida pelo São Paulo Futebol Clube iniciou através de meu pai desde criança. A partida decisiva da final do Campeonato Paulista de 1998 foi um dos grandes marcos em minha vida. Ao longo dos anos, a paixão pelo tricolor só aumentou, independente de vitórias ou derrotas. Acompanhar o Clube da Fé é algo que faz parte da minha vida.
Foto: Twitter @SaoPauloFC