Caminho do Tri-Hexa: Derrota no Olímpico

No estádio Olímpico, em jogo válido pela primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro de 2008. O São Paulo visitou a equipe Grêmio, então líder do torneio naquela altura da competição. Um confronto direto em busca do título nacional.

O jogo

O duelo previa equipes que impõe características semelhantes. Times postados com três zagueiros, forte na defesa, usando bem sua linha de alas e médios volantes. Além disso, vale destacar, a eficiência no ataque.

O técnico Muricy Ramalho retornou ao esquema de 3-5-2. Com Anderson entre as novidades ao lado de Rodrigo e André Dias na defesa. Nas alas, Zé Luís (direita) e Jorge Wagner (esquerda). Como volantes Richarlyson e Jean ficaram como dupla. E no trio ofensivo Hugo, Dagoberto e André Lima complementam o ataque tricolor.

Primeiro tempo com gol irregular, equilíbrio e expulsões

Início com os dois times buscando o ataque. Mas, quem levou a melhor foi o dono da casa. Aos 8 minutos de jogo, em jogada pela direita, Marcel cruzou e, a bola sobrou para o colombiano Perea – em posição irregular – só desviar e tirar da direção de Rogério Ceni. Gol muito contestado pelos visitantes.

Com um duelo bem equilibrado e as defesas prevalecendo. O time do São Paulo teve as principais oportunidades em chute de longe com Jean e Dagoberto, dando trabalho para o goleiro Victor. Mesmo assim, a disputa estava bem acirrada, tanto que, após confusão entre Dagoberto e Léo no final do primeiro tempo, os dois atletas foram expulsos de campo. Com isso, o confronto teve mais espaços para as equipes.

Etapa final com São Paulo sem armação e derrota

O Tricolor voltou do intervalo, com a entrada de Borges que voltou de lesão e entrou no lugar de André Lima. O poder ofensivo do São Paulo, teve o atacante como referência.

Ao longo do tempo, os são-paulinos teve que correr atrás do placar, mas a falta de um articulador e um jogador de velocidade foi um grande problema nesta partida e principalmente no torneio. Abdicando somente com finalizações de longa distância ou bolas paradas.

O time da casa em vantagem, ficou mais na defesa e avançava no contra-ataque com mais espaços. Diante disso, os gaúchos tiveram chances para matar o jogo. Principalmente com entrada do meia Souza que já atuou pelo o clube paulista. Com a entrada do jogador, os anfitriões, realizaram as jogadas ofensivas; e deu trabalho para a zaga são paulina.  Ainda assim, o atacante Reinaldo que entrou ao longo do duelo, perdeu um gol incrível sem goleiro.

O duelo de finalizações foi bem equilibrado. Com 13 (GRE) contra 13 (SPO. Porém, na falta de uma boa articulação, em números de passes errados foi negativo ao tricolor. Com 36 (GRE) e 60 (SPO).

Mas, a dinâmica da partida, foi administrada pelo Grêmio que segurou o resultado até o apito do juiz; e garantiu a vitória. Com os três pontos, isolou-se na liderança com 44 pontos. Já os comandados de Muricy Ramalho, estacionaram nos 33 pontos e ficou a 11 pontos atrás dos gremistas.

Ficha Técnica

Grêmio 1 x 0 São Paulo

Grêmio
Victor, Léo, Pereira, Réver, Paulo Sérgio, Willian Magrão, Rafael Carioca(Amaral), Anderson Pico, Tcheco, Perea(Souza) e Marcel(Reinaldo).
Técnico: Celso Roth.

São Paulo:
Rogério Ceni, Anderson, André Dias, Rodrigo, Zé Luís, Richarlyson, Jean, Jorge Wagner(Eder Luís), Hugo, Dagoberto e André Lima(Borges).
Técnico: Muricy Ramalho.

Data: 17/08/2008
Horário: 16:00 horas
Árbitro: Alicio Pena Junior (MG)
Público: 40.256 pagantes
Renda: R$ 749.550,00
Cartões Amarelos: André Dias (SPO), André Lima (SPO), Anderson (SPO), Jean (SPO), Paulo Sérgio (GRE) e Tcheco (GRE)
Cartões Vermelhos: Dagoberto (SPO) e Léo (GRE)
Gol: 1º Tempo: 9’ Perea (GRE)

Melhores Momentos

Confira os jogos anteriores

1ª Rodada – São Paulo 0 x 1 Grêmio
2ª Rodada – Athletico 1 x 1 São Paulo
3ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Coritiba
4ª Rodada – Santos 0 x 0 São Paulo
5ª Rodada – São Paulo 5 x 1 Atlético/MG
6ª Rodada – Flamengo 2 x 4 São Paulo
7ª Rodada – São Paulo 1 x 0 Sport
8ª Rodada – Cruzeiro 1 x 1 São Paulo
9ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Ipatinga
10ª Rodada – Náutico 2 x 1 São Paulo
11ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Palmeiras
12ª Rodada – Vitória 1 x 3 São Paulo
13ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Botafogo
14ª Rodada – Internacional 2 x 0 São Paulo
15ª Rodada – São Paulo 3 x 1 Portuguesa
16ª Rodada – Figueirense 1 x 1 São Paulo
17ª Rodada – São Paulo 4 x 0 Vasco
18ª Rodada – Fluminense 3 x 1 São Paulo
19ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Goiás


Alan Ribeiro Gomes. Tenho 27 anos, formado em Jornalismo e atualmente faço graduação em Educação Física. A torcida pelo São Paulo Futebol Clube iniciou através de meu pai desde criança. A partida decisiva da final do Campeonato Paulista de 1998 foi um dos grandes marcos em minha vida. Ao longo dos anos, a paixão pelo tricolor só aumentou, independente de vitórias ou derrotas. Acompanhar o Clube da Fé é algo que faz parte da minha vida.

Foto: Globo Esporte

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais